Pesquisar neste blogue

domingo, 31 de agosto de 2014

Undenied Pleasures



[A partir de agora com carácter semanal, Undenied Pleasures propõe-te, todos os Domingos, a banda sonora para uma semana de boas audições.]


Álbum de estreia do duo canadiano, The Revival Hour, composto por DM Stith e John-Mark Lapham. Depois do prometedor EP "Clusterchord", eis "Scorpio Little Devil". Saído em 2013, este é um trabalho abrangente e intenso, abordando uma espécie de panorama retro-futurista, com toques de Electrónica, Indie, Gospel...


Comparados a "Animal Colective", "P.J. Harvey" ou "Portishead" (verdade), estes dois artistas construíram algo verdadeiramente grandioso, como podem comprovar por este single "Pyre". The Revival Hour acabam por contar uma história de ligações musicais e de ambição épica. Fiquem com "Pyre".




Nuno Baptista

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SCREEN SHOT da semana

(Screen Shot é escrito segundo a nova variação ortográfica.)


A Vida Secreta de Walter Mitty (2013) Ben Stiller


Water Mitty, interpretado por Ben Stiller que, para além de realizador, representa um amante pela fotografia que vive o seu dia a dia rodeado de ação e aventura num mundo de fantasia por ele criado. Na realidade, é empregado de redação numa revista onde na secção de edição de fotografia trabalha, e junto com o seu colega “viaja” através das fotografias que revelam. Até que um dia, com o seu posto de trabalho ameaçado, devido a uma restruturação na empresa, vê-se forçado a deixar o seu quotidiano para partir numa aventura em busca da derradeira fotografia para o seu último trabalho. Esta acaba por ser uma busca pela harmonia e felicidade da sua vida, onde representa a ideia de que um sonho para além de ser imaginado é para ser vivido.



A.A.M

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Livros que nos devoram

O Silêncio do Mar


                A obra O Silêncio do Mar (Le Silence de la Mer, no original) revela-se uma obra de resistência e de protesto contra a ocupação nazi. Foi escrita por Vercors, pseudónimo de Jean Marcel Bruller (n. 1902, Paris – m. 1991, Paris) e publicada clandestinamente em 1942. Durante anos, O Silêncio do Mar constituiu, em Portugal, leitura obrigatória para os alunos que frequentavam o nível superior da disciplina de Francês.
                Na obra, cruzam-se dois monólogos: o do narrador-observador e o de uma das três personagens, um oficial nazi que, em 1941, se instala, sem consentimento, na casa de uma família francesa. Tio e sobrinha não contestam abertamente a ocupação, mas optam pelo silêncio, fazendo por ignorar a presença do inimigo. Permitem-lhe que se aproxime da lareira, que use o piano, sem alguma vez lhe dirigirem uma palavra ou darem mostras de que estão a escutá-lo.
                Durante cem dias, o oficial trata com afabilidade os habitantes da casa, falando de si, do seu passado e do seu fascínio pela cultura e pelos escritores franceses.

                Apercebemo-nos, pelas observações do narrador, da paixão impossível que vai nascendo entre o alemão e a mulher da casa e da admiração do próprio narrador pelo inimigo.           Ao longo da obra, tornamo-nos cúmplices das batalhas interiores das três personagens e ansiamos que um dia o silêncio, que é tão impetuoso e forte como o mar, se quebre.




(Livros que nos devoram é a nova rubrica mensal da Pomar de Letras, não percas na última Quarta-Feira de cada mês uma nova proposta de leitura. A crónica é da autoria de Luísa Félix que pode também ser seguida no  seu blogue, Letras são papéis.)

terça-feira, 26 de agosto de 2014

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

SCREEN SHOT da semana

(Screen Shot é escrito segundo a nova variação ortográfica.)




Em “Un château en Italie" , no seu título original, temos um filme centrado em Valeria Bruni Tedeschi, realizadora e co-argumentista que, interpreta ainda o papel de atriz principal. Louise, a personagem de 43 anos, vê-se envolta num enredo familiar relacionado com a venda de um velho castelo, que pertencia ao seu pai, localizado em Itália. Por entre esse drama, está decidida em “começar a viver” a sua vida, conhece Nathan, interpretado por Louis Garrel, e o relacionamento entre ambos vem modificar os seus planos. A genética italiana de Valeria aliada ao estilo de filme francês fez com que o filme fosse em 2013 selecionado para a competição oficial de Palma de Ouro desse ano.




A.A.M.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

XIV Festival Internacional de Música Tradicional




Já bastante enraizado no programa cultural do município, Macedo de Cavaleiros acolhe esta semana, o XIV Festival Internacional de Música Tradicional. Nos próximos dias 21 e 22 (Quinta e Sexta-Feira), a cidade será palco de mais uma edição de um festival a não perder e que irá, certamente, animar a cidade.


Quinta-Feira

21.15h - António Gomes e Bruno Mazeda (Macedo de Cavaleiros)
21.45h - Cuarteto Tango Querido (Argentina)
22.35h - Muafas (Macedo de Cavaleiros)
22.50h - Andarilhos (Baião)

Sexta-Feira

21.15h - Grupo Cultural e Recreativo da Casa do povo (Macedo de Cavaleiros)
21.45h - Raúl olivar, Quarteto Flamenco (Espanha)
22.35h - Pauliteiros de Salselas (Macedo de Cavaleiros)
22.50h - Galandum Galundaina (Miranda do Douro)



Animação de Rua:
Bombos de Ala; Toca a Bombar; Caretos de Podence; Fanfarra de Vale da Porca; Banda de Latos de Bagueixe; Muafas; António Gomes e Bruno Mazeda; Pauliteiros de Salselas; Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros; Banda de Gaitas y Cingarrones de Verín; Raúl Olivar.




sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SCREEN SHOT da semana

(Screen Shot é escrito segundo a nova variação ortográfica.)




A série, versão americana da sueco-dinamarquesa Bron/Broen (2011) e da anglo-francesa The Tunnel (2013), é baseada numa investigação policial que decorre na fronteira entre El Paso (Estados Unidos da América) e Juarez (México). 

Um cadáver é descoberto na ponte e cabe a dois detectives, Sonya Cross e Marco Ruiz, uma americana e um mexicano, descobrir a origem deste crime. The Bridge (A Ponte), centra a sua ação em Diane Kruger e Demián Bichir, nos papéis dos detetives, que juntos perseguem um assassino em série que opera em ambos os lados da fronteira. Carregada de suspense ao mais alto nível, descobrem-se a cada episódio as diferenças culturais e questões sociais que interferem e dificultam o desenrolar dos procedimentos. Questões como o narcotráfico e tráfico humano transmitem um nível emocional adicional ao drama psicológico que cresce a cada minuto que passa. Uma série a não perder, agora que estreia a sua segunda temporada.




A.A.M.