Pesquisar neste blogue

sábado, 25 de julho de 2015

Cidadão Nemo por Paulo Seara (#04/2015)

Cidadão Nemo
Peça em 1 Acto

Por Paulo Seara


Cena 4 (Diálogo com a encarregada do senhorio)


A cena decorre na cozinha, um espaço iluminado por uma luz suspensa, vislumbra-se parte da mesa, da porta em frente sai uma iluminação em contra luz, por aí sai a encarregado do senhorio.

Sr.ª Rosália: Oh senhor Semedo, afinal temos novamente as nódoas no chão da casa de banho… são pingas de mijo!

Semedo: O chão é a terra, minha senhora (ironizando a situação).

Srª Rosália: Senhor Semedo, sei que é uma pessoa simples, mas seja asseado, pois existem outras pessoas na casa…

Semedo: A senhora está a pensar que sou eu, mas não viu!

Srª Rosália: Não estou aqui para ver as vergonhas do próximo… Sabe bem que temos de ser uns para os outros; e o senhor tem de ter mais cuidado com estas situações. Se for você! Está manhã estive a limpar a casa de banho, depois voltei a entrar lá, porque me tinha esquecido do pano do pó, e deparo-me com pingas de mijo nos azulejos, meus não seriam, pois não ando a regar em pé, e como mais ninguém aqui estava, deduzo que seja o senhor. Tenha cuidado, e estime as coisas.

Semedo: (desvia o olhar para o lado ao mesmo tempo que abaixa o queixo)

Srª Rosália: Estime as coisas, é o meu conselho!!!

Semedo: Eu vou ter mais cuidado. Mas anteontem por causa do ralo da banheira chamou-me à atenção, e eu não tinha nada que ver com o assunto. Até parece que se lá andam a rapar…a rapar… imagine…

Srª Rosália: Olhe Senhor Semedo o melhor é ficarmos por aqui. Desculpe o incómodo ao jantar. Eu me vou, que tenho que tratar do meu!

(Pausa)

Semedo: Raios a partam, que limpe, pois eu pago-lhe!

(Recebe uma mensagem no telemóvel)

Mas quem és tu, olha-me este agora, está bem que te chames Gomes, mas não te conheço… oh, vou para onde…às… é mas é maluco! É mas é maluco…

(O tipo liga)

Estou… mas… ah! sim, mas deve estar enganado…ah! sério que sim. Não me chateie, tente outro número.

(Pausa)

Queria o maluco, sair, pensa que tenho 20 anos, e que vou pagar-lhe alguma puta. Eu estive a combater… sei o que são as putas… e as infecções…. Que vá para o caralho!

(Pausa)

Petróleo e mais petróleo, isso é lá fora!

(Pausa)

Comer aqui é que é poupar, um tacho dá para 4 dias…

(Observa a televisão, e faz diversos zappings, sucessivamente, até ao abrupto blackout))

Sem comentários: