Pesquisar neste blogue

sábado, 29 de novembro de 2014

Crime Entre Amigos por Paulo Seara

(Se perdeste, algum dos capítulos anteriores de Crime Entre Amigos, ou se os quiseres reler, carrega nas ligações para veres o capítulo respectivo.)

Capítulo I
Capítulo II
Capítulo III
Capítulo IV
Capítulo V
Capítulo VI


Capítulo VII – 24 e 25 de Dezembro



Nove dias, e o sacrifício de fazer de aparador junto ao altar. As celebrações do Natal cumpridas com tremuras, e a angústia de ganhar, com o passar dos dias, a confiança do clérigo, em especial nos momentos em que recebia as instruções na casa paroquial. Quase paralisou durante as cerimónias do Natal. Pés de pedra e boca muda, Rogério parecia um boneco. De todas as vezes que foi solicitado um torpor invadiu-o, a letargia obrigava-o a respirar fundo, e, quando saía da Igreja questionava-se, porque se fora ele meter naquele buraco.

Desde a tentativa de assalto nenhuma boca se abriu, e o silêncio incomodava-o. O facto de ter extraviado a machada e ninguém a ter encontrado concentrava-o num único ponto, a sua jogada de se tornar sacristão era uma perda de tempo em absoluto; ainda que fosse somente para construir um álibi e conseguir as chaves do templo.

Foram os piores dias de toda aquela aventura, e só encontrou consolo mentindo à mulher, acentuando que realizava uma tarefa com grandes responsabilidades e que se sentia observado comiseradamente pela população. Mas foi sobretudo Edmundo, que entendia o desespero, e para o qual receitava uma dose santa de paciência, que o confortou dizendo-lhe que zelasse por arranjar as chaves da capelinha antes de 25 de Janeiro. No Porto já tinha tudo combinado com um negociante que receptaria o saque.

Sem comentários: